← Back Published on

Persona: o que é e qual sua importância

Quando falamos de persona, estamos nos referindo a representação fictícia de um consumidor ideal para um negócio, que é criado através de dados qualitativos e quantitativos provenientes de pesquisas de mercado e/ou concorrentes e perfis de clientes que já existem.

Na comunicação, nas vendas, no marketing, para um produto específico, ou melhor, em todas as áreas, a persona beneficia o seu negócio, afinal, com um entendimento bem definido e claro de quem te acompanha é possível investir de maneira mais inteligente e tomar decisões mais assertivas.

Falando assim, parece que estamos falando de nada mais do que o público-alvo. No entanto, persona e público-alvo não são sinônimos!

Por exemplo:

  • Público-alvo: homens e mulheres, de 24 a 29 anos, solteiros, graduados em jornalismo, com renda média mensal de R$ 2.500. Pretendem se especializar em Jornalismo Esportivo e gostam de viagens;
  • Persona: Julia Lopes, 19 anos, estudante de Administração. Pensa em mestrado em administração de negócios fora do país, pois adora viajar, é solteira e sempre quis fazer intercâmbio. Está buscando uma agência que a ajude a encontrar universidades na Austrália que aceitem alunos estrangeiros.

Simplificando, público-alvo é uma parcela grande da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços. Já a persona, é a representação do seu consumidor ideal, de maneira mais humanizada, mais personalizada e mais detalhada.

Quanto mais a fundo você for no que desrespeito a sua persona, melhor, pois assim, é possível adicionar informações como localização, idioma, idade, nível de escolaridade e interesses, e chegar de forma mais certeira nas pessoas que você quer converter.

Quando criamos uma persona, é normal criarmos um perfil detalhado desse cliente ideal para que, visualmente, fique mais fácil de entender seus pontos fortes, fracos, idade, gostos e desgostos. Mas, sobre como criar uma persona, fica para outro texto.

Abaixo, incluo um exemplo de perfil de pesona que pode ser criado:


Os benefícios de criar uma persona

Uma das formas de você conseguir criar um conteúdo mais atrativo e útil, é através de uma persona. Afinal, ter mais informações e detalhes sobre o seu público fará com que você fale diretamente com quem ‘’quer te ouvir’’.

A verdade é: quer aumentar seu público, ter um consumidor fiel e diminuir custos de investimentos? Crie uma persona e comece a falar com ela. Pois, ao detalhar a sua persona, você gasta energia e direciona seus esforços para pessoas que realmente têm interesse por seu produto ou serviço. 

Ou seja, ao invés de você atirar para todos os lados e o que acertar é lucro, você ‘’atira’’ de forma certeira em quem vai te fazer aumentar seus ganhos e gerar interações.

Por que as personas são importantes?

As personas ajudam a empresa/ negócio/ serviço/ produto a conhecer melhor quem os acompanha e consome, de maneira mais profunda e detalhada, e isso é fundamental para que se ofereça as melhores soluções e adote as melhores e mais eficazes estratégias. 

Com uma persona é possível ter uma visão mais clara e objetiva de quem te consome, e assim focar e alinhar suas metas e esforços necessários. Para tudo que envolve conteúdo, a persona é essencial, para que assim possa ser criado conteúdos relevantes e envio de mensagens certeiras para as pessoas certas, tendo assim, maiores oportunidades de sucesso.

A persona é indispensável para:

  • Criar o tom de voz e estilo ideal;
  • Ter uma linguagem padronizadas de posts, campanhas e afins;
  • Escolher as redes sociais mais adequadas para o seu negócio;
  • Determinar o tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos;
  • Extensão e formato dos conteúdos;
  • Faz com que as palavras chaves levantadas sejam mais eficientes;
  • Ajudar a desenhar suas estratégias;
  • Uso de links e campanhas de patrocínio;
  • Entender onde os prospectos buscam suas informações e como eles querem consumi-las;
  • Facebook Ads.



Imagem de capa: Débora Laurindo