← Back Published on

O que é UX Writing e qual sua importância

Nos últimos anos uma profissão nova vem chamando a atenção. O UX Writer está, cada vez, fazendo parte de equipes de conteúdo, em todos os setores. Mas, essa prática não é somente uma nova nomenclatura para ‘’redator’’, mas sim uma ferramenta ponderosa na hora de escrever para Web, pensando nos mínimos detalhes para a conversão e melhor experiência do usuário dentro de um site.

O que é o UX Writing?

Basicamente, o UX Writing é tudo o que aparece na nossa tela quando acessamos um material digital. No entanto, esse conteúdo é pensado para ser conciso e transmitir a maior quantidade de informação possível, de uma maneira direta e num texto reduzido.

Falando parece complicado, mas após testes com a persona do site, é possível identificar quais palavras chamam mais atenção, colocando essas palavras em posição de destaque. Por exemplo:

  • No site da Hotel Urbano, consideramos UX Writing, cada um dos links diretos do header (destinos, hóteis, pacotes…), assim como ‘’fale conosco’’ e ‘’entrar’’. Não são simplesmente palavras soltas, elas foram pensadas para transmitir a informação necessária para o usuário:


  • Na busca, o UX aparece mais uma vez. A frase ‘’vai para onde?’’, de maneira informal, clara e objetiva, fala diretamente com a persona do HURB.

Então, não podemos subestimar o poder das pequenas palavras, links e redirecionamentos, afinal, um UX Writing está aqui para pensar nelas, e para melhorar o desempenho do site.

É claro que quando falamos mais abrangente sobre o que é um UX Writer, num primeiro momento é natural imaginar que estes são redatores e/ou revisores para plataformas digitais. Na verdade, não deixa de ser, mas esse profissional trabalha estrategicamente ao lado de UI Designers, desenvolvedores, entre outros profissionais, para desenvolverem um produto (site) completo, bem estruturado, intuitivo e com navegabilidade impecável.

Um UX Writer tem muitas atribuições quando é contratado ou incluído num novo projeto. Abaixo alguns pontos com as atribuições mais diretas dessa profissão:

  • Conhecer a fundo o usuário (persona) para quem a plataforma será desenvolvida;
  • Compreender os objetivos do projeto, visando desenvolver e organizar toda a sua matriz de conteúdo;
  • Criar processos, o ciclo pode ser: pesquisa, validação, testes e apuração sobre o impacto causado nos usuários;
  • Ficar sempre revisando e repetindo o ciclo, afinal as demandas e necessidades da persona tem mudanças contínuas.

É preciso entender que o trabalho de um UX Writer é criar soluções de desempenho e conversão para o site/produto por meio das palavras.

O uso de uma linguagem consistente, concisa e clara é a forma ideal de se conversar com o usuário online. Mas, é preciso aprender a manipular e adaptar as informações conforme a persona, para se sentirem contemplados, representados e com seus problemas resolvidos da maneira mais fácil.

Pensar em Ux Writing como conceito é saber que não se fala apenas de conteúdo, se trabalha e preza pela experiência das pessoas com as palavras. A intenção é guiar as pessoas pelo site, por meio do conteúdo, e ajudar essas pessoas a tomarem decisões, alcançando o objetivo de compra.

Além disso, é informar tudo que o usuário precisa saber sobre o produto, é indicado para a persona onde ela está naquela “interface” e para onde ela vai (clicando num botão X, por exemplo). Mas é claro que guiar e informar só faz sentido para um Ux Writer se o público-alvo entender a mensagem, por isso é necessário saber identificar como a pessoa está se sentido, para, assim, estruturar o texto para como queremos que essa pessoa se sinta dentro do site que está sendo desenvolvido.

A verdade é que durante o projeto, a construção do site/produto, o UX Writer ajuda a criar uma relação com as pessoas, tanto da equipe, quanto com o usuário, o qual cria-se também experiências positivas. Mas claro, por conta do texto desenvolvido e pensando no melhor para o leitor, é prezado pela usabilidade, afinal, quanto melhor a maneira de usar aquele site, mais direto e claro ele for, mais fácil com que as pessoas atinjam seus objetivos.

Mas, o UX Writing não é somente para sites e “softwares”, como possa estar parecendo, ele pode ser usado também em:

  • Aplicativos, exemplo: reserva de hotel que deu errado. A ‘’versão correta’’ mostra como o texto de ‘’erro’’ pode ser mais leve, claro e direto;



  • Pop-ups (notificações), exemplo: cupom ifood. Mesmo falando de desconto, por conta do cupom, a ideia do ifood foi trazer para perto, e para o aplicativo, aqueles que se identificavam com o conteúdo mencionado. O pop-up apareceu durante um dos episódios finais de Game Of Thrones (GOT), uma série popular da HBO;


  • Landing pages, exemplo: página inicial sobre um curso. Título explicativo, imagem relevante, informação sobre o que é, direta e clara, e botão para um próximo passo;



  • E-mail marketing, exemplo: Saraiva. Imagem auto-explicativa, chamada para um desconto, e botão para um próximo passo;



  • Entre outros locais. A verdade é: o UX Writing está presente em todos os pontos de contato de conteúdo com o usuário.

E uma dica: se for possível o UX Writer trabalhar lado a lado com um Copywriter, o sucesso é garantido em tudo que envolver textos e conteúdo.

Dicas práticas de UX Writing

Fiz um curso de UX Writing há um tempo, na Mergo, e lá eles davam diversas dicas de boas práticas para um bom UX Writing, eu elenquei as que mais tem sentido com o que eu falei acima, para deixar ainda mais claro:

  • Contexto, contexto, context, sempre foque nisso;
    Considere como o usuário está se sentindo e como queremos que ele se sinta;
  • As pessoas costumam ler em formato de “F”, leve isso em consideração no design;
  • Se a pessoa ler o título e o botão, em qualquer parte do seu texto, ela saberá do que se trata? Saberá que ação tomar?;
  • Clareza nem sempre significa precisão. Evite jargões e termos técnicos como “problemas de autenticação”. Pense: como um humano explicaria esse problema?;
  • Tudo bem adicionar algumas palavras a mais para que o texto fique mais conversacional e amigável. Nem sempre o texto curto é a melhor opção;
  • Atenção à hierarquia de informação;
  • Foco em benefício, não em funcionalidades. Foco no que fazemos pela pessoa, como ajudamos;
  • Garanta consistência no tom de voz em toda a experiência do usuário no site;
  • Ajude o usuário a sempre saber onde ele está e para onde pode ir.

Podemos tornar nossos UX Writing acessível?

Não só podemos, como devemos.

Eu sempre gosto de enfatizar a importância da Acessibilidade que podemos incluir no nosso conteúdo, afinal, falamos com todas as pessoas. Então, lembre-se de escrever sempre de forma clara e simples, com frases e marcadores simples.

Façamos o possível para que os botões sejam descritivos e auto-explicativos (anexar arquivo | baixe material | clique aqui).

Alt Images (descrição da imagem) é de extrema importância, lembre-se de colocar uma descrição do que aparece na imagem, afinal, ela faz parte e é um complemento do texto.

Não se esqueça, também, que se houver video colocar a legenda do que está sendo falado, e se for podcast, ter a transcrição do áudio.



Imagem de capa: Débora Laurindo