← Back Published on

A importância dos dados centralizados

De todos os testes que fiz, esse talvez, tenha sido o mais longo e intenso.

O teste foi dividido em 4 partes: um texto rico, três perguntas do assunto, duas solicitações de social e um texto pessoal.

Abaixo mostro o texto rico e as 5 perguntas, juntamento com o solicitado pela empresa.

PARTE 1 


Resolução parte 1 - TEXTO RICO

A importância de dados centralizados e o bom relacionamento com clientes da saúde

Manter a organização num laboratório ou hospital é uma tarefa bem difícil devido o grande volume de informações institucionais e de pacientes. Um controle excepcional dos dados é necessário para evitar erros e garantir qualidade e agilidade nos processos. Para isso acontecer, é preciso ter uma boa administração e otimizações dos dados e registro. E para facilitar esse processo, há tecnologias que ajudem a instituição por inteiro, é o caso dos CDPs e das Réguas de Relacionamento automatizadas.

Nesse artigo, te mostraremos a importância e os benefícios de ter essas tecnologias.

O que é um CDP e Régua de Relacionamento?

A sigla CDP vem do inglês “customer data platform” e em português significa “plataforma de dados de clientes”. CDP é uma plataforma que colecta, armazena, conecta e unifica todos os dados de seus pacientes, para fornecer uma visão abrangente e atualizada dos dados, além de criar perfis individuais para ser possível fornecer uma comunicação eficaz e personalizada a todos, em diferentes canais.

Com uma CDP é possível capturar dados comportamentais (ações em sites), transacionais (compras e devoluções realizadas) e demográficos (nome, nascimento e endereço) sobre os seus clientes. A plataforma permite que você compartilhe atualizações de consentimento para todos que acessam suas contas, garantindo que seu laboratório (ou site do hospital) cumpra as políticas de segurança de dados.

Saiba mais sobre o que é uma CDP no nosso blog: link da empresa do teste

A régua de relacionamento é uma estratégia de comunicação que procura identificar e organizar a melhor forma e momento para enviar o seu conteúdo ao cliente ideal. O diferencial da régua de relacionamento é que os conteúdos enviados são personalizados para cada perfil sinalizado pela CDP, fazendo cada um se sentir especial. Com a automação dessa régua de relacionamento, é possível realizar abordagens personalizadas em uma sequência lógica e em tempos específicos.

É possível construir um fluxo de comunicação em quaisquer canais digitais, no entanto, para um laboratório e/ou hospital, a melhor forma seria um e-mail marketing. Com ele, além de contar novidades é possível enviar ebook sobre saúde, que para baixar é preciso incluir o e-mail. Sendo assim, você recebe um lead quente e consegue criar uma sequência de e-mails que nutrirão esse usuário de informações sobre saúde e infraestrutura hospitalar e/ou laboratorial.

A ideia é despertar o interesse dos perfis sinalizados na CDP, e fazê-los lembrar de você, para que quando precisar de um laboratório ou hospital, eles recorram diretamente a sua instituição por conta de uma relação já estabelecida entre vocês.

Saiba mais sobre o que é a Régua de relacionamento no nosso blog: link da empresa do teste

Qual a importância dos dados para o hospital?

As informações dos pacientes são essenciais para que os processos corram bem no hospital. A gestão hospitalar pode ser mais eficiente com uma boa base de dados. Com os dados individuais centralizados numa CDP é possível avaliar as principais demandas dos pacientes e planejar um cuidado personalizado.

Nas questões médicas, o trabalho com essas informações permite os médicos se organizem melhor quanto a plantões e necessidades dos pacientes, além de ter todas as informações dos pacientes em um único local e de fácil acesso.

A atualização constante da plataforma permite ter informações epidemiológicas sobre os seus pacientes, consequentemente sobre a população, podendo ser um bom trunfo para planejamento de campanhas, internas e externas, e ações de saúde desenvolvidas e enviadas por e-mail por meio da régua de relacionamento.

Com as informações coletadas por todas as áreas unificadas e integradas numa CDP, será mais fácil de analisar, organizar e otimizar a qualidade da comunicação interna do hospital. Além disso, a automatização da Régua de Relacionamento, com as equipes internas e com o paciente que recebeu alta, contribuirá para maior engajamento de todos.

Os dados permitem que a equipe de marketing realize estratégias analíticas e integradas com todos, gerando uma comunicação aberta e incluindo tanto o paciente quanto os colaboradores do hospital no centro de toda comunicação e processos que ocorrem na instituição.

Benefícios das CDPs e da Régua de Relacionamento

As CDPS entregam à instituição uma visualização completa (360 graus) das informações constantemente atualizadas dos pacientes a partir de dados coletados de cada ponto de contato com o paciente.

Tendo essa visualização completa e atualizada do paciente, todos os departamentos do hospital e laboratório podem trabalhar juntos para entregar uma experiência única, personalizada e confortável aos pacientes, durante o tratamento no hospital e até após receberem alta.

Ao usar às duas ferramentas na área de marketing do hospital, é possível criar ações e projetos internos que envolvam mais todas as áreas. É possível se aproximar dos colaboradores mostrando a importância de estar por dentro de tudo que ocorre, em todos os setores, das novidades e dos planejamentos institucionais.

Alguns dos benefícios de ter uma CDP:

  • Clareza de quem é o seu cliente: por conta da centralização dos dados e criação de perfis, a CDP facilita o entendimento da instituição sobre as necessidades dos pacientes na totalidade;
  • Criação de conteúdos específicos e direcionados: com a certeza de quem se está falando (persona), é mais fácil gerar conteúdos personalizados para àquele perfil, criando uma relação de proximidade até mesmo após alta;
  • Uma jornada do cliente definida: conhecendo o seu cliente ideal é mais fácil oferecer experiencias únicas e ricas durante a jornada do cliente. Com informações centralizadas e acessíveis para toda a organização, é possível traçar estratégias para melhorar a experiência do paciente, durante o tempo no hospital e após alta;
  • Controle dos dados: o fluxo de informações dentro de uma organização é imensurável e com uma CDP o controle é facilitado, podendo ter a visualização clara e de fácil entendimento dos dados por todos os setores.

Alguns dos benefícios de ter uma Régua de Relacionamento:

  • Maior retenção dos pacientes: com um bom atendimento, dentro e fora da instituição, o seu paciente se sente em casa ao falar de você, por isso sempre voltará;
  • Mais eficiência no marketing “boca a boca”: afinal, um bom atendimento faz com que as pessoas indiquem você;
  • Contribuição para uma consolidação de imagem positiva do seu hospital e/ou laboratório;
  • Clientes satisfeitos e fiéis: lembrar de datas importantes ou fornecer informações em primeira mão gera uma sensação de pertencimento e agrega valor, experiência diferenciada fideliza clientes.


PARTE 2

Resolução parte 2 - PERGUNTAS

  1. O cliente hoje em dia vai à procura de algo além do que um simples atendimento médico ou consulta esporádica, as pessoas procuram por acolhimento, empatia e comunicação aberta e humanizada. O CDP reúne e centraliza informações de pacientes desde o momento em que entraram no hospital/clinica/laboratório. Com esses dados, o hospital consegue uma aproximação mais humana, além de personalizar um atendimento para esse paciente, em todos os setores (com os médicos e secretárias, para agendar exames e cirurgia, e até marketing, quando, após alta, esse paciente receberá informações e contato da instituição através de e-mail ou mídias sociais).

  2. Os principais benefícios são: ter os dados completos e atualizados do seu paciente sempre que necessitar, criar ações no hospital para deixar o tratamento o mais leve possível, criar conteúdos específicos para enviá-los quando receberem alta, e para manter toda a instituição informada, ter informações de todos os tipos (demográfica, transacional e comportamentais) sobre o seu paciente em mãos e conseguir controlar todos esses dados de maneira clara e de fácil entendimento por todos da instituição.

  3. Para centralizar as informações sobre os seus clientes em um único lugar e conseguir criar estratégias, em todos os pontos, para trazer o seu cliente para perto, personalizar o atendimento e fidelizar essa pessoa.


PARTE 3

  1. Facebook: Leia nosso artigo na íntegra e saiba como uma CDP pode te ajudar a gerar vantagem competitiva com o seu serviço ou produto, além de centralizar os dados do seu negócio e fidelizar seu cliente.
    Linkedin: Toda empresa gosta de gerar uma vantagem competitiva com o seu serviço e produto oferecido. Para isso acontecer deve ocorrer uma identificação entre marca e cliente. Obter insigths e personalizar conteúdos é uma das maneiras de trazer o seu cliente para perto, mas para fazer isso, é necessário saber com quem está falando.
    Ao utilizar uma CDP, você reúne e centraliza os dados dos seus clientes, dos pontos físicos e online, criando um cliente ideal para o seu negócio, podendo melhorar a qualidade do seu produto/serviço e ter interações ainda mais direcionadas.
    Quer saber como fazer isso de maneira fácil, prática e ágil, e ainda fidelizar o seu cliente? Leia nosso artigo e saiba mais.
    Instagram: Quer saber como centralizar os dados da sua empresa e fidelizar de vez o seu cliente? Leia nosso artigo e descubra como uma CDP pode ajudar você e o seu negócio.

  2. Título: Conheça mais sobre a plataforma que ajudará a sua empresa a crescer!
    Copy: Você sabia que com uma plataforma de dados de clientes, é possível centralizar todas as informações das pessoas que já acessaram seu site, entraram na sua loja, se inscreveram na sua newsletter e mais? Pois é, uma CDP pode fazer exatamente isso.
    Com a centralização dos dados (demográficos, transacionais e comportamentais), a plataforma cria perfis individuais que te darão a possibilidade de criar conteúdos mais personalizados e direcionados para o seu cliente.
    Ficou interessado? Saiba mais sobre o funcionamento da CDP e como, com os dados fornecidos, é possível usar a régua de relacionamento para fidelizar de vez o seu usuário/cliente.
    CTA: o que é uma CDP?